2019 foi ano “extremamente positivo” para o turismo no Centro de Portugal

Em nota à imprensa, a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal faz um balanço muito positivo do ano que agora terminou e destaca não apenas o número de visitantes alcançado mas também os muitos prémios granjeados e, ainda, a apresentação do Plano Regional de Desenvolvimento Turístico 2020-2030 e do novo Plano de Marketing da entidade.

“O ano de 2019 foi extremamente positivo para a actividade turística no Centro de Portugal e para a promoção da região enquanto destino”, afirma a Entidade Regional que destaca o facto de os indicadores terem sido favoráveis a todos os níveis da procura turística, embora não sejam ainda conhecidos os resultados finais do ano.

Recorrendo aos dados do INE até Outubro, a entidade coloca em evidência os 3,58 milhões de hóspedes recebidos na região, mais 5,17% do que no mesmo período de 2018, recordando que em 2013, no mesmo período o número de hóspedes se quedou em 1,96 milhões. Contas feitas, de 2013 a 2019 o aumento foi de 82,46% neste indicador.

Quanto às dormidas, de Janeiro a Outubro do ano passado foram +4,15% que em 2018 mas relativamente a 2013 o aumento foi de 74,36%. O mesmo aconteceu com as receitas que cresceram 6,17% nos primeiros 10 meses de 2019, ultrapassando os 310 milhões de euros, quando em 2013 não iam além dos 150 milhões de euros.

“O crescimento registado pela procura do Centro de Portugal enquanto destino é verdadeiramente notável. Ano após ano, temos assistido a uma taxa de crescimento superior à média nacional e os dados de que já dispomos apontam para a certeza de que 2019 será mais um ano de recordes”, afirma Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

A Entidade Regional sublinha ainda a importância dos muitos prémios conquistados pelo Centro de Portugal em 2019, os quais “são igualmente sintomáticos de uma visibilidade cada vez maior”.

Neste âmbito o grande destaque vai para o filme promocional apresentado em Março de 2019 e que já ultrapassou as 42 mil visualizações. Intitulado “Turismo Centro de Portugal: Are You Ready?”, o filme venceu nove prémios e distinções em oito festivais mundiais, tendo sido o oitavo filme mais premiado em festivais internacionais de cinema de turismo durante o ano de 2019, entre os mais de 3000 filmes de turismo produzidos.

Além dos prémios que consagraram o mais recente filme promocional da região e também o presidente da ERT, Pedro Machado, também as muitas acções que o Centro levou a efeito ou em que participou, contribuíram para levar “mais longe o nome e a marca Centro de Portugal”, como a realização do 6.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, em Castelo Branco, ou a exposição itinerante “Turismo Centro de Portugal – Um Roteiro pelo Crescimento e Consolidação de uma Marca”, que percorreu o país.

Saliente-se ainda o facto de o ano de 2019 ter culminado com a apresentação do Plano Regional de Desenvolvimento Turístico 2020-2030 e do novo Plano de Marketing da entidade regional de turismo que aponta as principais linhas orientadoras para os próximos dez anos.

“Fechámos o ano de 2019 com o sentimento de dever cumprido. Ao longo dos 12 meses, testemunhámos uma evolução clara da região, quer ao nível dos resultados quer dos eventos e iniciativas e até das expectativas em relação ao futuro. Estamos certos de que, com o Plano Regional de Desenvolvimento Turístico e o novo Plano de Marketing, a região construiu os alicerces sobre os quais se vai sustentar o seu crescimento futuro”, sublinha Pedro Machado.