46º Congresso da APAVT já tem data marcada

A APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, divulgou esta segunda-feira, 26 de Dezembro, que o seu 46º Congresso, a realizar em 2020, se desenrolará entre 12 e 15 de Novembro. O local é a cidade de Aveiro, como foi anunciado durante o último congresso da Associação, na Madeira.

No ano em que a APAVT comemora 70 anos, o seu Congresso regressa à cidade de Aveiro. Esta será a quarta vez, em apenas uma década, que a região Centro de Portugal acolhe o Congresso dos agentes de viagens portugueses. Assim aconteceu já em 2011 (Viseu), 2012 (Coimbra) e 2016 (Aveiro). Antes, a região já tinha sido palco dos congressos de 1981 (Figueira da Foz), 1984 (Fátima) e 1986 (Aveiro). Isto significa que em 2020 será a terceira vez que o Congresso da APAVT será realizado na cidade de Aveiro, o que diz muito das valências desta cidade conhecida como a Veneza portuguesa.

O anúncio do local do congresso de 2020 foi feito no Funchal, aquando do Congresso de 2029, em Novembro último, conforme o Turisver.com teve oportunidade de noticiar. Na altura, durante um jantar oferecido aos congressistas pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, assumiria que naquele que será “último ano do meu mandato, farei questão de o terminar entre amigos” e, porque a região Centro é uma amiga, “vamos para Aveiro no próximo ano”. Sublinharia também que a região Centro de Portugal “tem sido um parceiro fantástico dos agentes de viagens, dos operadores turísticos e da associação”.

Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, lembraria que o Congresso que a APAVT realizou na cidade em 2016 “representou uma nota de esperança para os investidores”. Porque hoje “já colhemos muitos frutos da vossa presença de há quatro anos (…) agora, queremos mais e melhor: queremos prosseguir este caminho do crescimento verdadeiro”.

Já em declarações ao Turisver.com, o presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, consideraria que a escolha de Aveiro para receber de novo o congresso da APAVT “resulta de uma cumplicidade positiva que existe entre o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, eu próprio e o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves”.