Mais de 6M€ para animação turística na Madeira

Um total de mais de seis milhões de euros é quanto o Governo Regional da Madeira deverá investir nas festas do próximo ano, que integram o programa de animação turística do destino.

A Secretaria Regional de Economia, Cultura e Turismo pretende, com este calendário de animação turística, consolidar a imagem da Madeira e Porto Santo enquanto destino de festa, de alegria e orgulho pelas suas tradições e costumes, enriquecido pela aposta “na autenticidade, na descentralização geográfica e no seu alargamento temporal”.

O orçamento de 2017 para os eventos na Madeira vai ter mais 300 mil euros do que este ano e mais 1,1 milhões de euros do que em 2015. A grande fatia vai, como é hábito para a festa de fim de ano, que absorverá 4,2 milhões de euros, o que corresponde a cerca de 70% do valor total a investir.

O evento que vê o seu investimento reduzir é o Festival do Atlântico, enquanto em todas as restantes, o volume aumenta. No entanto, o maior aumento em 2017, quando comparado o montante com o de 2016, vai para o Festival Colombo. São mais 29,7 mil euros do que neste ano, fixando-se o montante a investir nos 150,4 mil euros.

Refira-se que para além dos mencionados, fazem ainda parte do calendário eventos como a Festa do Carnaval, a Festa da Flor e o Festival de Luzes da Madeira, que terá a sua estreia em Março. Durante quatro dias, serão criados ‘pólos’ de luzes, onde se poderá visualizar a magia da luz, nas suas diversas acepções, desde a projecção em edifícios à conjugação de diversos tipos de luz.