70% dos europeus espera viajar para o estrangeiro em 2020

A sondagem da LuggageHero realizada neste mês de Maio conclui que 70% dos europeus conta viajar para o estrangeiro ainda este ano, um aumento de 23% comparativamente ao inquérito realizado em Abril.

A novo inquérito foi conduzido entre 10 e 14 de Maio, através de formulários online e assegurando um equilíbrio de género e idade e de representação geográfica, com mais de 1.600 inquiridos. Conclui que quase metade dos participantes gostaria de viajar para outro país antes de Setembro, caso as restrições relativamente à quarentena sejam levantadas.

Em suma, verifica-se um aumento de 23% na vontade de viajar para o estrangeiro em 2020 comparativamente com o relatório anterior, para os 70%. Por outro lado, 26% dos inquiridos irá aguardar até ao próximo ano para realizar viagens ao estrangeiro, com ainda 6% a responder que apenas o fará quando houver uma vacina disponível contra a Covid-19.

A sondagem conclui, também, que pelo menos 75% dos inquiridos pretendem explorar o seu próprio país, quer em escapadinhas ou em viagens mais longas. Mais de metade planeia viajar dentro do seu país nos meses de Verão, enquanto outros 20% afirmam-se ansiosos por viajar, planeando uma viagem já para os primeiros 15 dias após o levantamento de restrições.

Contudo, existe uma pequena percentagem (3%) que afirma que não deixaria a sua própria cidade até que uma vacina estivesse disponível. Outros 3% avançam que vão aguardar que a economia regresse à normalidade antes de sair da sua cidade. A nível de viagens de negócios, apenas 17% afirma ter-se adaptado à eficiência das reuniões online, enquanto 60% acredita que terão pelo menos uma viagem de negócios até ao final do ano.

Mais de três quartos dos inquiridos afirmou que o impacto financeiro para o seu agregado familiar foi relativamente pequeno, entre 0 e 25%, enquanto 11% avançam uma diminuição de mais de 50% desde o início da pandemia. As expectativas dos viajantes no orçamento de viagens para 2020 mostram uma melhoria, comparativamente aos inquéritos anteriores. Em Maio, 42% afirmou esperar gastar o mesmo montante anteriormente previsto (36% em Abril), com apenas 18% a diminuir o orçamento em 0-20%.

“O nosso inquérito de Maio mostra que há menos pessoas com medo de viajar agora do que há um mês, o que é um sinal positivo”, afirma Jannik Lawaetz, CEO da LuggageHero, avançando que esta “juntamente com centenas de outras empresas relacionadas com viagens, encontra-se a conceber estratégias para tornar as viagens mais seguras, para o presente e para o futuro”.