Tourism Innovation Center formalizado vai apresentar-se na BTL

A constituição do Tourism Innovation Center foi formalizada esta terça-feira na sede do Turismo de Portugal, em Lisboa, após os nove associados fundadores – Turismo de Portugal, Amadeus, Ana Aeroportos, BPI, Brisa, Google, Microsoft, Millennium BCP e NOS, terem outorgado a escritura de criação da associação de direito privado.

No acto foram igualmente definidos os respectivos órgãos sociais, liderado pelo presidente do Turismo de Portugal, enquanto a mesa da Assembleia Geral é dirigida pela Google, e o Conselho Fiscal a ser ainda indicado pelo Turismo de Portugal.

O Tourism Innovation Center visa promover a inovação e o uso da tecnologia na cadeia de valor do turismo e contribuir para potenciar Portugal como hub de inovação do sector do turismo. Dos seus objectivos, destacam-se ainda a promoção do empreendedorismo, da inovação e da investigação no turismo, o apoio às empresas no desenvolvimento de uma visão criativa e inovadora, a criação de laboratórios de formação em parceria, bem como produção e transferência de conhecimento para as empresas.

Com sede na Covilhã, esta associação tem a sua primeira iniciativa pública marcada na próxima edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, através da dinamização do espaço dedicado à inovação “BTL LAB”. Terá o envolvimento de todos os associados em articulação com a programação do “Auditório by Amadeus” e a presença de 30 startups, seleccionadas por um júri constituído pelo Turismo de Portugal, Portugal Ventures e FIL.

Lista dos corpos sociais:
Mesa da Assembleia Geral
Presidente – Google
Vice-presidente – (a designar)
Secretário –Turismo de Portugal

Direcção
Presidente – Presidente do Turismo de Portugal
ANA Aeroportos
NOS
Microsoft
Brisa

Conselho Fiscal
Presidente – ROC indicado pelo Turismo de Portugal
Vogal – BPI
Vogal – Millenium BCP