92% afirmam que Alimentaria & Horexpo é o evento mais representativo do sector em Portugal

Um inquérito realizado pela primeira vez na Alimentaria & Horexpo 2019, que decorreu entre 24 e 26 de Março, na FIL, no Parque das Nações, dá conta que 92% dos visitantes profissionais pensam que este é o evento mais representativo do sector alimentar em Portugal.

Dos 478 inquiridos, 36% responderam que marcaram presença na feira pela primeira vez, enquanto 35% dizem ser visitantes habituais. Números, que segundo Fátima Vila Maior, directora de Feiras da FIL, “nos faz perceber que conseguimos fidelizar os visitantes habituais, mas também atrair novos interessados”, acrescentando que “dos profissionais inquiridos, a maior parte provém do canal Horeca”.

No que diz respeito a sectores de actividade que visitaram a Alimentaria & Horexpo 2019, 26% são importadores e distribuidores, 20% são fabricantes de produtos alimentares, 18% dizem respeito à hotelaria, 8% cafés e pastelarias e 5% cadeias de supermercados.

Para 75% dos inquiridos, as novas áreas que este ano surgiram na Alimentaria & Horexpo, como o espaço tendências de alimentação e a Alimentaria Lab são interessantes ou muito interessantes. Áreas, que para Fátima Vila Maior “fazem todo o sentido a Alimentaria dar espaço à inovação”.

Pelo menos 68% dos visitantes profissionais deslocaram-se à feira com ideia de realizar negócio e 64% identificaram uma oportunidade de negócio.

Do total dos inquiridos, 90% mostrou-se muito satisfeito em relação à feira, e 96% tencionam repetir a experiência. Para 57% este evento dever-se-ia realizar anualmente, enquanto 31% pensa que a feira deveria ter a mesma periodicidade.

Segundo a mesma responsável, os visitantes internacionais “mostram-se surpreendidos pela positiva com a qualidade das empresas portuguesas presentes no certame, com tipologias mais pequenas, mas mais sofisticadas e muitas na área do orgânico”, afirmando ter valido a pena a visita à feira.