Abertura do novo aeroporto de Istambul adiada para Abril

A entrada em funcionamento pleno do novo aeroporto de Istambul foi uma vez mais adiada. Segundo foi agora anunciado a abertura total da nova infra-estrutura só deverá ocorrer a 7 de Abril.

O novo aeroporto de Istambul, em que foram investidos 12 mil milhões de dólares (cerca de 10,30 mil milhões de euros) e que num prazo de uma década terá capacidade para 200 milhões de passageiros / ano, começou a ser construído em 2015 e encontra-se a funcionar, em modo de teste, desde Outubro do ano passado, tendo mesmo sido oficialmente inaugurado a 29 de Outubro. Desde então, no entanto, a nova infra-estrutura ainda só recebeu um pequeno número de voos da companhia aérea de bandeira turca, a Turkish Airlines.

Entretanto, já depois de um primeiro adiamento que colocada em Janeiro a data de abertura, tinha sido anunciado que o aeroporto que vai substituir o actual aeroporto Atatürk e que tomará mesmo o seu código IATA (IST) iria começar a funcionar em pleno a 3 de Março, mas também esta data não será cumprida.

De acordo com o que foi agora anunciado e está a ser veiculado pela imprensa internacional, as companhias aéreas irão começar a mudar-se para o novo aeroporto a 5 de Abril às 03h00 (hora local), com a deslocalização a demorar pelo menos 45 horas.

A nova infra-estrutura, que conta com seis pistas de aterra terá desde logo capacidade para processar 90 milhões de passageiros por ano mas no espaço de dez anos, depois de concluída uma segunda fase do projecto, é esperado que chegue aos 200 milhões de passageiros / ano.