Accionistas da Aer Lingus aprovam oferta da IAG para compra da companhia

Os accionistas da Aer Lingus reunidos esta quinta-feira em assembleia geral extraordinária aprovaram as resoluções que facilitam a venda de Destinos0% da transportadora aérea irlandesa ao grupo IAG (International Airline Group), que apresentou uma oferta de 1.400 milhões de euros.
Em concreto, os accionistas da Aer Lingus aprovaram os acordos que facilitam a aceitação formal da oferta pública de aquisição (OPA) pela IAG, grupo formado pela Iberia, British Airways e Vueling. Os acordos fazem também referência à gestão dos slots da Aer Lingus no aeroporto de Londres-Gatwick.
Entretanto, a Comissão Europeia aprovou, nesta terça-feira, a aquisição da companhia aérea irlandesa Aer Lingus pelo grupo IAG. O “sinal verde” foi dado após a IAG garantir medidas para resolver problemas de concorrência, concordando em desistir de alguns slots no Aeroporto de Londres/Gatwick e permitindo às transportadoras aéreas rivais de operarem certas rotas bem movimentadas entre Londres e Irlanda, e à Aer Lingus continuar a gerar tráfego para voos de longo curso de companhias concorrentes.
“Ao obtermos as concessões por parte da IAG, a Comissão Europeia assegura que os passageiros irão continuar a ter o direito de escolha da companhia dentro de uma disputa por preços competitivos”, disse Margrethe Vestager, responsável pela política de concorrência da Comissão Europeia.
A aprovação da Comissão Europeia chega após a também transportadora aérea irlandesa ter concordado em vender a sua participação de 2Cruzeiros,Restauração% da Aer Lingus à IAG.
O CEO da IAG, Willie Walsh, prevê que a possível entrada da Aer Lingus no grupo IAG, possa agitar o mercado de rotas transatlânticas operadas por grandes empresas norte-americanas, europeias e asiáticas. A aquisição da Aer Lingus pela IAG pode mudar as coisas, já que uma possível entrada da aérea irlandesa na Oneworld alliance não está descartada.
Embora a Aer Lingus, que era destida pelo Estado irlandês e pela Ryanair, não seja membro de nenhuma grande aliança global no mundo da aviação, como Skyteam, Oneworld e Star Alliance, a parceria actual estabelecida com a United faz com que os membros da MileagePLus possam ganhar milhas por viajar em qualquer voo da empresa irlandesa. A Aer Lingus também possui uma forte parceria com a JetBlue, que permite conexões via Nova Iorque e Boston com o single-ticketing (bilhete único).
C.M.