Açores: Aposta no surf está a dar frutos

Em 10 anos, as provas internacionais de surf proporcionaram aos Açores um retorno superior a 50 milhões de euros, é convicção de Marta Guerreiro, secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo.

Os dados apurados pela organização do Azores Airlines Masters Championships, apesar de ainda não serem definitivos indicam que só esta competição da Liga Mundial de Surf, que teve lugar pela primeira vez em Portugal e decorreu durante uma semana na ilha de São Miguel, deverá ter ultrapassado receitas de sete milhões de euros, o que vem reforçar o papel dos Açores como o “Hawaii da Europa”.

“Estes números são sempre difíceis de apurar com rigor, mas atrevo-me a dizer que a nossa aposta no surf, nos últimos 10 anos, representa já um retorno económico para os Açores de muito mais de 50 milhões de euros. A análise real que nos chega prende-se com os valores de broadcast e de repercussão mediática nacional e internacional, contudo procuramos com estes eventos proporcionar experiências de visitação ao território e acredito que o impacto será muito maior porque as imagens do nosso destino correm mundo e apelam à visitação”, afirmou a secretária Regional do Turismo, Marta Guerreiro.

Acerca do Azores Airlines Masters Championship, a governante defende que a presença de grandes lendas mundiais do surf de países considerados como “as grandes nações do surf”, entre eles, Austrália, Hawaii, EUA, Brasil, Portugal e África do Sul, reforça o papel junto dos países emissores de turistas. E, no caso dos EUA, o reforço que tivemos, este ano, de ligações áreas veio também abrir as portas para que os surfistas da Costa Este dos possam experimentar as ondas dos Açores, especialmente nos meses fora do Verão, altura forte para a modalidade, com um tempo ameno e águas quentes”.

O Azores Airlines World Masters Championships decorreu entre 18 e 23 de Setembro, na praia de Santa Bárbara, Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, e juntou 30 ex-campeões mundiais que são, actualmente, as grandes referências para a comunidade surfista.