Açores já têm certificação como destino turístico sustentável

O anúncio foi feito esta quinta-feira, 5 de Dezembro, pela secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, que enfatizou o facto de os Açores serem “o primeiro e único arquipélago no mundo com esta certificação”. A certificação como destino sustentável foi concedida aos Açores através da certificadora EarthCheck e ao abrigo dos rigorosos critérios da Global Sustainable Tourism Council (GSTC).

“Somos o primeiro e único arquipélago no mundo com esta certificação”, bem como “a única região de Portugal, num conjunto de 13 regiões do mundo e apenas oito países”. A afirmação é de Marta Guerreiro, proferida esta quinta-feira em Angra do Heroísmo, na sessão de abertura do Congresso Anual da Global Sustainable Tourism Council.

A governante açoriana atestou que “hoje marcamos a diferença, uma vez mais, entre quem fica no passado e quem tem um papel de liderança na construção do futuro”. Foi, por isso, “orgulhosamente”, que afirmou que “os Açores estão a liderar esse caminho a nível mundial”.

Recordando que o Governo Regional deu início ao processo de certificação do destino em Dezembro de 2017, Marta Guerreiro deixou a promessa de “continuar a trabalhar para fazer sempre dos Açores aquilo que hoje é: um destino turístico sustentável”, um desafio que, disse, “se estende a todos os agentes do sector, que já mostraram estar envolvidos neste compromisso rumo à sustentabilidade, colaborando neste projecto com elevado empenho e dedicação, mas, acima de tudo, com elevado entusiasmo e responsabilidade”.

Para a secretária Regional, “a certificação que hoje recebemos não é um fim em si mesmo, pelo contrário, um destino certificado em termos de sustentabilidade nunca pode considerar que o seu trabalho esta feito”, estando “continuamente atento ao seu desenvolvimento e à sua performance, envolvendo um cada vez maior leque de intervenientes e actores locais e internacionais”.

A governante açoriana aproveitou ainda para apontar alguns dos projectos em curso no rumo da sustentabilidade, com destaque para a Cartilha de Sustentabilidade, que segue os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.