Açores: novo modelo de transporte aéreo beneficiou toda a região

A afirmação é do presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, que falava esta quarta-feira na ilha de São Jorge na reabertura do Auditório Municipal das Velas.

Aproveitando o facto de estar em São Jorge, Vasco Cordeiro exemplificou a sua afirmação com o crescimento turístico desta ilha, em dormidas (+60% em Maio) e proveitos do turismo (+33,4% entre Janeiro e Maio).

“Os últimos dados que são conhecidos do Serviço Regional de Estatística demonstram claramente que este modelo está a servir todas as ilhas da nossa região. Está no fundo a reverter em benefício de todas as ilhas da nossa região, sobretudo numa matéria que tem a ver com o sector turístico e com um novo impulso que foi dado a este sector”, disse o presidente do governo regional, citado pela agência Lusa.

Vasco Cordeiro referiu-se também às novas obrigações e serviço público inter-ilhas que, segundo disse, vão provocar uma “diminuição muito significativa” nos preços dos bilhetes aéreos.

Recorde-se que o novo modelo de transporte aéreo vigora desde o passado dia 29 de Março, tendo liberalizado as ligações aéreas entre o Continente e as ilhas açorianas de São Miguel e Terceira, com os restantes aeroportos dos Açores a ficarem com obrigações de serviço público.