Aeroporto de Lisboa vai encerrar de noite para obras

As intervenções, que começarão a 6 de Janeiro e deverão terminar no final de Junho, vão implicar o encerramento da pista entre as 23h30 e as 05h30, informou esta terça-feira a ANA Aeroportos de Portugal.

Na informação enviada à imprensa, a ANA Aeroportos de Portugal informa que as obras a efectuar têm a ver com “a criação de duas saídas rápidas de pista” por forma a “melhorar a eficiência da operação, obtendo maior fluidez na circulação dos aviões, redução dos percursos e das emissões de CO2”.

A gestora do Aeroporto Humberto Delgado sublinha ainda que “esta intervenção, que ocorre apenas durante o período nocturno, implica o encerramento da pista para o horário previsto entre as 23h30 e as 5h30, a partir de 6 de Janeiro e até ao final de Junho”.

A informação, de acordo com a ANA, a informação tinha já sido comunicada às companhias “nos prazos definidos a nível internacional para o processo de alocação de slots”, dado que as transportadoras tiveram que ajustar os horários dos seus voos e reajustar os seus slots para poderem respeitar os períodos de interdição. Este motivo levou já a que a easyJet tivesse que cancelar voos na rota entre Lisboa e o aeroporto francês de Lille.

As obras que vão ter início em Janeiro integram-se no projecto de expansão do Aeroporto de Lisboa do qual faz também parte o desenvolvimento do aeroporto complementar do Montijo e que foi assinado no início deste ano entre o Governo e a ANA Aeroportos.