Aeroporto de Pequim vai ser o maior do mundo

Com inauguração prevista para Setembro de 2019, prevê-se que o segundo aeroporto internacional de Pequim venha a ser o mais movimentado do mundo, com 100 milhões de passageiros por ano em 2040.

O Daxing International Airport cobre uma área de 1,4 milhões de metros quadrados, com o tamanho do terminal a ser equivalente ao conjunto de 25 campos de futebol. Localizado a 46Km a Sul de Pequim, o novo aeroporto teve obra e inspecções concluídas a 30 de Junho, estando a finalizar detalhes para que se torne operacional e abra portas até ao final de Setembro.

Fruto de um investimento de cerca de 60 mil milhões de dólares americanos, o aeroporto foi desenhado com intuito de reduzir a pressão sentida no superlotado Beijing Capital International Airport. Segundo a agência de notícias chinesa Xinhua, surge também da vontade de tornar a China o maior mercado do mundo na aviação civil até 2025.

No período de seis anos, está projectado que o novo aeroporto receba anualmente 72 milhões de passageiros e 620.000 voos, aumentando então a capacidade para atingir os 100 milhões de passageiros e 880.000 voos anuais, em 2040. Prevê-se, então, que venha a ultrapassar o Aeroporto de Atlanta, nos EUA, como o mais movimentado do mundo.

Citado pela Xinhua, Bai Henghong, director do projecto Beijing Daxing International Airport do Beijing Construction Group, afirma que o novo aeroporto “é o maior hub de transporte integrado do mundo”, sendo que “o terminal é também o maior edifício do mundo construído em estrutura de seamless steel [‘aço sem costura’], sendo o primeiro do mundo com plataformas de chegadas e partidas com dois andares”.