AHETA: mercado britânico continua em queda no Algarve

Outubro foi mais um mês em que o mercado britânico desceu no Algarve, à semelhança do que acontece já desde finais do ano passado, continuando a puxar para baixo a taxa média de ocupação das unidades algarvias. Mesmo assim, de acordo com a AHETA, o volume de vendas continua a subir.

Dados da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) divulgados esta quinta-feira, 8 de Novembro, mostram que a taxa de ocupação global média/quarto foi de 71,2%, ficando 1,0% abaixo do verificado em Outubro de 2017.

Um dos maiores responsáveis por esta quebra terá sido, uma vez mais, o mercado britânico que voltou a descer em Outubro, ficando 6,8% abaixo do registado no mesmo mês do ano passado. Os mercados holandês e irlandês também registaram quebras em Outubro, com -13,4% e -6,5%, respectivamente, em comparação com o mês homólogo de 2017.

A descida na taxa de ocupação no mês de Outubro não terá sido tão significativa por via do mercado nacional que apresentou a maior subida, +14,5% em termos homólogos, talvez porque o Verão se atrasou e o mês de Outubro soube a época estival.

Mesmo assim, a AHETA dá conta que o volume de vendas continua a subir e em Outubro fiou 3,5% acima do verificado no mesmo mês do ano passado.

Ainda de acordo com a AHETA, “desde o início do ano, a taxa de ocupação quarto regista uma descida de 1,5% e o volume de negócios um aumento de 3,1%”.