AHETA: Volume de negócios aumentou 8,4% em Novembro

Dados divulgados esta segunda-feira pela AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, indicam que a taxa de ocupação/quarto subiu 4,1 p.p. em Novembro e o volume de vendas aumentou 8,4%.

De acordo com os dados preliminares da AHETA, a taxa de ocupação global média/quarto registou em Novembro um aumento de 4,1 pontos percentuais em termos homólogos, tendo atingido uma média de 45,3 por cento, bem longe dos 55,8% que foram registados em Novembro de 1999 que foi o melhor mês de Novembro dos últimos 20 anos.

A taxa de ocupação/cama registou uma subida de 3,7pp face a Novembro do ano passado, enquanto o volume de negócios aumentou 8,4%, confirmando a subida de preços que tem vindo a registar-se na região.

Os mercados que mais contribuíram para a subida verificada foram o britânico (+3,6pp), o francês (+0,8pp) e o alemão (+0,7pp). No mesmo período, tanto o mercado nacional como o espanhol evidenciaram descidas, “na linha do que vem acontecendo desde o início do ano”, sublinha a AHETA. O mercado nacional apresentou uma quebra de 0,7pp, enquanto o espanhol registou um decréscimo de 0,3pp.

No acumulado de Janeiro a Novembro a taxa de ocupação/quarto na região algarvia registou uma subida homóloga de 6,7 por cento, enquanto o volume de negócios aumentou 12,1 por cento.

Por zonas geográficas as maiores subidas ocorreram em Albufeira (+12,0pp) e Lagos / Sagres (+11,2pp).