AHP Tourism Monitor: Portugueses destronam ingleses no Verão algarvio

A maioria dos hoteleiros inquiridos para o AHP Tourism Monitor, perspectiva um Verão melhor que o do ano passado, em ocupação e preço médio, mas igual em termos de estada média. Novidade é que o mercado nacional irá destronar o britânico no Algarve.

Taxa de ocupação superior a 80% é o que perspectivam para este Verão 55% dos hoteleiros, com 58% a estimar uma ocupação mais elevada que no Verão passado. Já quanto ao preço médio por quarto vendido 74% dos inquiridos espera um aumento e no RevPar 75% dos hoteleiros espera uma subida face ao Verão passado.

Contas feitas, no que se refere à taxa de ocupação “há menos optimismo” do que havia há um ano, quando 58% dos hoteleiros previa crescimento, mas os hoteleiros “estão mais optimistas quanto ao preço médio” já que o ano passado os que previam aumento eram no preço médio era 65%, sublinhou Cristina Siza Vieira, presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal.

As projecções do AHP Tourism Monitor apontam para que os preços na hotelaria aumentem este Verão entre 11 a 15%, com o RevPar a subir entre 14 e 17% para uma ocupação que poderá crescer 2 a 3 p.p..

Surpresa realçada por Cristina Siza Vieira é o facto de o Tourism Monitor apontar os portugueses como o primeiro mercado no Algarve este Verão no que se refere à hotelaria, destronando o mercado inglês. No Norte o mercado nacional também deverá liderar, destronando os franceses. Isto não significa que os mercados do Reino Unido e de França desçam mas apenas que “o aumento dos turistas portugueses vai ser ainda mais expressivo”, sublinhou Cristina Siza Vieira.