AHRESP considera positiva campanha “Menos Plástico, Mais Ambiente”

A AHRESP concluiu, após um roadshow que percorreu várias cidades portuguesas, que empresas de restauração e hotelaria estão conscientes da necessidade de encontrar alternativas ao plástico mas, alerta para custos associados.

A Associação faz um balanço positivo da campanha “Menos Plástico, Mais Ambiente” que visou a sensibilização para a redução do uso de artigos de plástico na restauração e hotelaria, e a mudança de comportamentos com vista à preservação do meio ambiente.

A iniciativa abrangeu todo o território nacional e incluiu acções no terreno em várias cidades do país tais como Albufeira, Coimbra, Évora, Lisboa, Ponta Delgada, Porto, Portimão e Santarém com uma equipa que visitou cerca de 500 estabelecimentos de restauração e hotelaria.

De acordo com os resultados do inquérito, realizado entre Setembro e Outubro de 2018 nas oito cidades, os sectores da restauração e bebidas e do alojamento turístico, para além de introduzirem na economia circular praticamente 100% dos seus resíduos, já existe uma percentagem significativa de empresas a utilizar materiais alternativos ao plástico, nomeadamente o papel, com 49,7% a utilizar sacos de papel e 26,7% materiais descartáveis de papel.