AHRESP reúne Conselho Consultivo para os Açores

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal reuniu o Conselho Consultivo no dia 5 de Maio, na cidade da Horta. Foram vários os pontos da reunião, passando por questões nacionais e outras relacionadas com o Arquipélago dos Açores.

Na agenda constaram temas como a fiscalidade, acesso ao financiamento, formação e informação às empresas, os prémios AHRESP e o Dia Nacional da Gastronomia. Falou-se também nas alterações fiscais que Orçamento de Estado para 2016 vai introduzir, repondo a partir de 1 de Julho a taxa de 9% ao IVA nos Serviços de Alimentação e Bebidas.

Relativamente à região autónoma foi expressa a importância de dotar as empresas de restauração e alojamento de ferramentas e meios, de modo a garantir a qualidade do serviço numa oferta com cada vez mais procura. Assim, a AHRESP em conjunto com o Governo Regional vai iniciar a segunda fase do Programa de Qualificação e Valorização do Património Gastronómico e Enológico, em todo o arquipélago.

Também durante o mês de Maio terá início o Programa de Formação para os Empresários da Restauração & Hotelaria dos Açores, com três módulos de formação “Tecnologias de Informação e Comunicação”, “Marketing e Comercialização” e “ Economia e Gestão”.