AIDA Cruises recebe 1º navio GNL do mundo

A AIDA Cruises acaba de receber o AIDAnova, um navio inovador que é o primeiro do mundo a ser operado com gás natural liquefeito (GNL), tanto em porto quanto no mar.

O AIDAnova está equipado com tecnologia de ponta, que proporciona viagens ecológicas. A companhia de cruzeiros começou a investir em GNL como uma tecnologia de propulsão há mais de 10 anos, com as emissões de material particulado e óxidos de enxofre a ser quase totalmente eliminadas e os óxidos de nitrogénio e emissões de CO2 a ser reduzidos de forma sustentável.

Em 2021 e 2023 dois novos navios desta nova geração AIDA vão juntar-se à frota da companhia de cruzeiros. Em menos de cinco ano, mais de metade dos hóspedes da AIDA Cruises vão navegar a bordo de navios operados parcial ou totalmente com gás natural liquefeito de baixa emissão.

O comissionamento formal deste inovador protótipo de uma nova geração de navios da AIDA Cruises contou com a presença de Michael Thamm, CEO do Costa Group & Carnival Asia, Felix Eichhorn, presidente da AIDA Cruises, e Bernard Meyer e Tim Meyer, directores-gerais do estaleiro alemão Meyer Werft.

Na ocasião, Felix Eichhorn afirmava “estamos incrivelmente orgulhosos por estar a operar aquele que é, de momento, o navio mais ‘eco-friendly’ do mundo e vamos consistentemente seguir este caminho de desenvolvimento continuado”. Após agradecer ao Meyer Werft e restantes parceiros, o presidente da AIDA Cruises atestou que “estamos confiantes de que juntos abrimos o caminho para o futuro dos cruzeiros com este protótipo”.

Ao longo da sua temporada inaugural, a iniciar a meados deste mês de Dezembro, o AIDAnova vai realizar cruzeiros de sete noites pelos arquipélagos das Canárias e da Madeira. Posteriormente, a partir do Verão de 2019, o novo navio da AIDA Cruises parte para o Mediterrâneo Ocidental, com itinerários a passar por destinos como Maiorca, Barcelona, Roma, Florença e Marselha.

O AIDAnova engloba uma vasta nova gama de entretenimento e gastronomia, com o número de restaurantes a bordo a ter expandido significativamente. Da nova oferta gastronómica a companhia de cruzeiros dá destaque ao Ocean’s, para peixe e marisco, a Churrascaria Steakhoure, para carne grelhada no espeto, o Yachtclub Restaurant, com gastronomia sazonal e especialidades internacionais, e o Street Food Mile, para snacks, aberto desde de manhã até depois da meia-noite.

O East Restaurant do AIDAnova foi ampliado de modo a incluir uma área de tandoori, para além da restante oferta de cozinha asiática. Destaque, também, para o Time Machine Restaurant, onde os hóspedes podem experienciar um jantar de viagem no tempo, em que se confundem as linhas da realidade e da fantasia. Neste restaurante tudo move e roda e os empregados transformam-se em mágicos, enquanto servem menus de degustação.

Do lado do entretenimento, o novo navio apresenta o Studio X, uma oferta inovadora com diferentes tipos de formatos de entretenimento de TV. O estúdio de gravação será o primeiro estúdio de TV a bordo de um navio, a produzir e transmitir novos conteúdos diariamente. Nesta sala polivalente, os hóspedes podem assistir às transmissões ao vivo e desfrutar tanto de conteúdos de TV conhecidos, como de alguns programas desenvolvidos em exclusivo para o AIDAnova.

O Theatrium dispõe, pela primeira vez, de um palco em 360° com mais de 10 paredes LED e um “Magic Tunnel”. Também podem ser encontrados a bordo a área de actividades Four Elements, com percursos de cordas e escorregas de água, e o Beach Club, uma zona de relaxamento. O navio conta, ainda, com uma área de wellness com cerca de 3.500m², um ginásio ao ar-livre, 17 restaurantes e 17 bares, para além de 21 tipos diferentes de cabine, como suites penthouse de dois decks, cabines familiares e cabines single, entre outras.