Aldeia do Sabugueiro ganha nova unidade de alojamento

O edifício onde funcionava o Centro de Dia de Sabugueiro, em Seia, na Serra da Estrela, acaba de ser transformado em hostel com o objectivo de “reforçar o turismo cultural e promover a economia social”, foi esta terça-feira anunciado.

O Hostel Criativo, projecto da Associação de Beneficência do Sabugueiro, resultou do aproveitamento do antigo edifício de Centro de Dia, localizado num lugar privilegiado da aldeia, designada a ‘mais alta de Portugal.

Em declarações à Lusa, o presidente da associação Mário Jorge Branquinho, disse à agência Lusa que o Hostel Criativo do Sabugueiro, que foi criado com o apoio do Turismo de Portugal, e assume-se como “uma unidade diferenciadora em plena Serra da Estrela”.

Mário Jorge Branquinho adiantou tratar-se de “um espaço acolhedor, de conforto e de forte inspiração para acções criativas e de residências artísticas o ano todo, em plena Serra da Estrela”.

O novo hostel dispõe de camas em quartos com beliches e de camas individuais que acomodam quatro a sete pessoas, e de dois quartos duplos, com uma capacidade total para 33 pessoas.

Também possui uma sala de convívio, “onde se realizam exposições, tertúlias, exibição de filmes e outras actividades, e uma marquise para descanso ou actividades criativas, como sejam pintura, escrita criativa, composição musical ou outras”, acrescentou.

O equipamento está ainda dotado com cozinha, ‘wi-fi’ gratuito e aquecimento geral, entre outros suportes de conforto.

Fomentar a participação da comunidade local e o intercâmbio com os turistas, combater a sazonalidade do turismo na região e contribuir para o aumento da estada média dos turistas, são alguns dos propósitos que estiveram na origem da criação do novo equipamento hoteleiro.