Alentejo em destaque na imprensa internacional

A Agência de Promoção Turística do Alentejo “tem vindo a apostar numa política de promoção internacional do destino assente no convite e organização de inúmeras press trips, não só em meios mais especializados e ligados a temáticas como o Turismo Activo ou de Natureza como nos generalistas”, afirmou o seu presente, comentando o destaque que o Alentejo tem vindo a merecer junto da imprensa internacional.

Segundo Vítor Silva “esta estratégia tem vindo a revelar-se bastante proveitosa para a visibilidade da região e, em muitos casos, conseguimos estabelecer uma relação directa entre a publicação de artigos sobre o destino e o aumento das vendas de pacotes turísticos para o Alentejo”.

Refira-se que ao longo deste ano o Alentejo tem vindo a ser alvo de amplos elogios por parte da imprensa estrangeira. Desta feita coube ao New York Post destacar a região num artigo com o título “Surf-and-wine-happy Portugal is the California of Europe – butcheap!”. O jornalista refere que é difícil não se apaixonar pelo Alentejo com a sua paisagem marcada por oliveiras, sobreiros e vinhas, elegendo o hotel São Lourenço do Barrocal como um dos expoentes máximos do destino.

Já a National Geographic coloca o destino entre os sete melhores lugares no mundo para observação de estrelas (stargazing). Os projectos de astroturismo que se estão a desenvolver em torno do Lago Alqueva e a variada oferta ao nível do turismo rural são apontados como factores diferenciadores do destino, a par, como é óbvio, das fantásticas e quase únicas condições para observação das estrelas.

Igualmente, a CNN já tinha eleito o Alentejo como uma das 15 melhores rotas de vinho no mundo, enquanto o portal americano MSN considerou a região de Monsaraz como um dos oito locais (fora do radar) mais românticos, e o Financial Times dedicou três páginas à região.