Algarve foi a Espanha promover cultura e gastronomia

A região realizou uma “acção de charme” no Consulado Geral de Portugal em Sevilha, onde apresentou o projecto gastronómico Algarve Cooking Vacations e a 4ª edição do 365 Algarve.

       

O evento contou com mais de uma centena de convidados e representantes dos órgãos de comunicação social andaluza, que tiveram assim a oportunidade de conhecer duas das grandes valências da região algarvia, para além da praia: a gastronomia e a cultura.

Isso mesmo sublinhou na ocasião João Fernandes, presidente da RTA, ao afirmar que “o Algarve tem muito a oferecer, além das suas praias. Queremos que o turista espanhol tenha vontade e motivos para nos visitar em qualquer época do ano, e a cultura e gastronomia são propostas que casam na perfeição”.

Entre as propostas para conquistar o mercado espanhol, o presidente da entidade regional de turismo destacou a 4.ª edição do 365 Algarve que arrancará em Outubro com mais de 400 eventos de teatro, música, arte ou dança a acontecer ao longo dos próximos oito meses.

Entre as novidades desta edição conta-se o Festival de Comida Esquecida, com experiências culinárias em locais monumentais, ou a Out(In)Verno, que mistura oficinas de ciência, caminhadas encenadas e actividades artísticas tendo por cenário os encantos serranos.

Na área da gastronomia e vinhos, a proposta apresentada foi o Algarve Cooking Vacations, uma iniciativa que contempla sugestões de férias culinárias de 3 a 7 dias com alojamento e transporte incluídos, e experiências gastronómicas e enológicas baseadas nas receitas tradicionais e nos vinhos da região. Este programa foi já reconhecido como Melhor Projecto 2018 na categoria de Marca Internacional do Travel Food Awards.

Recorde-se que, segundo dados do INE, entre Janeiro e Julho o número de hóspedes espanhóis aumentou 21,9% para um total de 229,9 mil hóspedes, e 13,2% nas dormidas, para um total de 604,8 mil dormidas nos sete primeiros meses do ano.