Algarve: Menos passageiros e menos voltas de golfe de Janeiro a Maio

Nos cinco primeiros meses do ano o aeroporto de Faro movimentou 2,6 milhões de passageiros, quem queda de 0,8% face ao mesmo período do ano anterior. Também com ligeira descida (-0,9%) foram as voltas registadas nos campos associados da Algarve Golfe, que somaram 618 mil. 

No entanto, em Maio, de acordo com os últimos dados do INE, os proveitos totais aumentaram 7,1%, atingindo 94,6 milhões de euros, enquanto os de aposento cresceram 5,8%, ascendendo a 65,2 milhões de euros. Os proveitos acumulados até Maio de 2018 ultrapassam já os 250 milhões de euros.

De Janeiro a Maio, a região algarvia acumulou 5,6 milhões de dormidas, e os hóspedes em estabelecimentos hoteleiros aumentaram 1% face ao período homólogo, para 1,3 milhões. Olhando apenas para o Maio, a hotelaria algarvia registou 444 mil hóspedes que proporcionaram 1,8 milhões de dormidas, traduzindo-se em variações de 4,3% e -0,1%, respectivamente, face ao mesmo mês do ano anterior. Quatro em cada cinco daqueles hóspedes são estrangeiros, sendo os três mercados mais representados o Reino Unido, Alemanha e França. Se as dormidas do mercado nacional cresceram 11,2% no mês analisado pelo INE, já dos estrangeiros diminuiu 1,6%, devido sobretudo à quebra do Reino Unido e da Holanda.