Alimentaria&Horexpo e Portugal Agro oficialmente apresentados

Os próximos certames dedicados à indústria e tecnologia alimentar, hotelaria e das regiões, agricultura e agro-alimentar foram oficialmente apresentados na passada sexta-feira pela ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e por Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP.
Na recentemente recuperada Sala Ogival, onde se insere a prova de vinhos da ViniPortugal, o presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, referiu ser “uma honra e um estímulo poder contar com a presença da ministra que tem incentivado pessoalmente, e por via das políticas públicas do seu ministério, uma maior dinâmica com ênfase na internacionalização dos sectores que estão representados neste certame”.
Em resposta e tom de agradecimento, Assunção Cristas aproveitou no seu discurso para revelar que as exportações o ano passado tinham atingido os 6 mil milhões de euros e que “um dos sectores que se tornou mais exportador foi precisamente o agro-alimentar”.
Rocha de Matos referiu ainda que os dois certames, Alimentaria&Horexpo e Portugal Agro, “são duas importantes fileiras interligadas da economia portuguesa que apresentam dinâmicas de crescimento muito significativas e representam sectores cada vez mais importantes para a criação de riqueza”.
À margem da apresentação oficial, Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP, dizia aos jornalistas que a Horexpo “é um evento onde os empresários do canal Horeca encontram sempre novos produtos, equipamentos e novas tecnologias”, sendo por isso uma feira adequada para os empresários”. E a “prova disso”, continuou o presidente da Associação que representa a hotelaria e restauração nacionais, “é que os nossos empresários estão sempre em força na Horexpo”.
Relativamente aos certames, a novidade deste ano cabe à Alimentaria&Horexpo Lisboa com o Alimentaria Experience, evento que visa, através da experimentação e degustação, “envolver as marcas com o consumidor final”.
A 13ª da Alimentaria&Horexpo Lisboa – Salão Internacional da Alimentação, Hotelaria e Tecnologia para a Indústria Alimentar, e a 2ª edição da Portugal Agro – Feira Internacional das Regiões, da Agricultura e do Agro-Alimentar, realizam-se entre os dias 21 e 24 de Novembro, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.
S.C.F.