APAVT anuncia oradores do seu 44º Congresso em Ponta Delgada

A APAVT anunciou esta sexta-feira os nomes dos oradores do seu 44º Congresso que terá lugar entre os dias 21 e 25 de Novembro, em Ponta Delgada (Açores) subordinado ao tema “Turismo: Os desafios do crescimento, e vai reunir quase seis centenas de empresários e gestores do sector.

O vice-presidente do CDS e ex-secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, o presidente da ALEP- Associação do Alojamento Local em Portugal, Eduardo Miranda, e o CEO da Boost Portugal, João Paiva Mendes, são os oradores que vão dedicar-se ao tema principal do congresso “Turismo em Portugal: Os desafios do crescimento», “as 09h30, sexta-feira, dia 23, com a moderação do vice-presidente da APAVT, Duarte Correia. Este painel propõe-se analisar os estrangulamentos, as dificuldades e os desafios do crescimento do turismo no nosso país.

De acordo com o programa preliminar no congresso, às 11h30 será a vez desta temática ser debatida especificamente sobre o destino Açores, num painel que contará com a participação da secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, Marta Guerreiro, do presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, Rodrigo Rodrigues, da secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, e do presidente da SDEA – Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores e ex-secretário Regional do Turismo e Transportes, Vitor Fraga, sob a moderação de Rui Ámen.

No sábado, dia 24, a partir das 09h30 o painel dedicado às “Oportunidades da Tecnologia”, contará com um leque alargado de contributos, designadamente dos directores dos GDS Amadeus e Travelport, respectivamente Cláudio Santos e António Loureiro, dos  CEOs da Viatecla, Pedro Seabra, e da Go4Travel, Vasco Pinheiro, do Digital Signage Manager  da LGE, Paulo Couto, e do CEO da Click and Play, Nuno Carvalho, sob a coordenação e moderação do Professor Paulo Amaral. A mudança geracional, os novos padrões de consumo, os desafios de sempre e as oportunidades da tecnologia – que agências de viagens no futuro?, são os assuntos que estarão em cima da mesa. Segue-se, às 11h30 um “à conversa com… Francisco Pita”, administrador da ANA/Vinci, conduzida pelo presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira. Aeroportos de Portugal: De braços abertos ou portas fechadas? A que distância estamos de um futuro mais acolhedor? Serão respondidos pelo gestor.

Dentro e fora do auditório do Teatro Micaelense, o congresso da APAVT vai uma vez mais proporcionar também uma oportunidade de networking entre parceiros de negócio.

“Uma vez mais, a APAVT reúne o sector, para olhar o futuro. Vivemos um momento agridoce. Por um lado, coleccionámos êxitos vários, ao longo do último ciclo de crescimento, por outro, vivemos uma atmosfera de fim de ciclo, que nos obriga a repensar estratégias e atitudes, estratégias e atitudes que abordaremos,  imersos num destino turístico ímpar, que são os Açores”, afirma o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, concluindo que “deste modo, estou certo que estão reunidas todas as condições para mais um grande congresso”.