APAVT lança campanha de sensibilização para a importância da imprensa especializada

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) acaba de lançar uma campanha cujo objectivo é sensibilizar os profissionais do Turismo para a importância da imprensa especializada do sector.

“É notória a importância desta imprensa especializada que, mais do que informar, forma, gera diálogo e potencia parcerias”, sublinha a nota informativa chegada à nossa redacção. A mesma nota recorda que “desde há várias décadas que o Turismo em Portugal tem vindo a ser acompanhado por uma imprensa profissional especializada e dedicada, contribuindo em grande medida para o crescimento e afirmação do sector e cita os casos do Publituris, da Turisver, da Ambitur, da PressTur, da Opção Turismo e da Viajar, como sendo exemplificativos “da vitalidade e pluralidade informativa desta actividade económica”.

Devido à pandemia que tão fortemente impactou, e está a impactar, no turismo, a imprensa especializada, sublinha a mesma nota, “sofreu um duro revés com quebras superiores a 90% na sua facturação e sem qualquer linha de apoio específico que a proteja e assegure a sua nobre missão de informar”.

Sensível a esta realidade a APAVT, com o apoio da agência de marketing Message in a Bottle, decidiu promover a campanha “O seu negócio agradece”, onde alerta para um mundo onde se é obrigado a decidir sem informar.

Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação, declara que “o Turismo deve muito à imprensa especializada do sector e nesta altura difícil para todos nós a APAVT decidiu que era seu dever solidarizar-se e alertar para o problema. É essencial mantermos espaços que, de forma independente, não apenas promovem, mas também escrutinam e até que discordam do nosso trabalho”.

A campanha, que será veiculada através das redes da própria Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, e colocada à disposição dos seus parceiros e associados para o mesmo efeito, foi concebida pela agência Message in a Bottle, contemplando o formato impresso e digital (banners e newsletters).