APHORT e IEFP promovem contacto entre empregadores e desempregados

A APHORT, o IEFP e a CTP vão criar uma plataforma que possibilita os contactos entre empregadores e desempregados. A iniciativa visa melhorar a empregabilidade no sector, promovendo medidas activas de emprego e formação profissional e dando resposta às necessidades do mercado.

Designada por “GLAAT – Emprego e Formação”, esta plataforma conjunta irá materializar-se numa rede de Gabinetes Locais de Apoio ao Associativismo no Turismo (GLAAT), situados em vários pontos da região Norte, que irão servir de intermediário entre as empresas e os centros do IEFP, de forma a “ir ao encontro das reais necessidades de oferta de formação e de emprego com as quais o sector do turismo, hotelaria e restauração actualmente se depara”, explica a APHORT em nota à imprensa.

No âmbito deste protocolo, as três entidades comprometem-se a colaborar, desenhando soluções benéficas e eficazes para as empresas, para os trabalhadores e para o turismo. Assim, o IEFP compromete-se a realizar acções de formação profissional, desenhadas à medida e dirigidas a activos empregados e desempregados, que respondam às necessidades de qualificação exigidas pelas associadas da APHORT. Compromete-se também a colaborar no processo de selecção e recrutamento de profissionais para integrar os quadros das empresas associadas da APHORT.
Já a APHORT assume a responsabilidade de comunicar ao IEFP as necessidades de formação dos seus associados, bem como as ofertas de emprego por eles disponibilizadas, bem como a promover o envolvimento das empresas associadas na realização da formação prática em contexto de trabalho no âmbito dos cursos de aprendizagem realizados pelo IEFP.

“Este protocolo insere-se num programa de reforço do movimento associativo empresarial promovido pela CTP, composto por várias outras iniciativas, cuja finalidade passa por promover uma maior aproximação entre as empresas e as associações que representam os seus interesses”, explica a mesma nota.