Autocaravanismo em crescimento em Portugal

 O número de reservas de autocaravanas no site da Yescapa aumentou 200% entre Janeiro de 2019 e Janeiro de 2020. Segundo dados da Federação Europeia de Caravaning, em 2019 o número de matrículas de veículos de lazer em Portugal cresceu 24%, prevendo-se o mesmo crescimento para este ano.

A Yescapa, que se apelida de “Airbnb das autocaravanas”, traça o perfil do autocaravanista como um português entre 38 e 45 anos, que viaja em família. Este tipo de turista inclui no itinerário paragens culturais e actividade física na natureza. Prefere a montanha, praia e pequenas aldeias. O autocaravanista planeia com antecedência as suas férias ou escapadinhas, iniciando a preparação cerca de quatro meses antes da partida.

“O autocaravanismo está a crescer em Portugal, não apenas nas férias de Verão, mas também para escapadinhas, festivais, concertos e outros eventos”, afirma Julie da Vara, COO da Yescapa. A responsável acrescenta que “as autocaravanas, furgões transformados e campervans aliam a liberdade de mobilidade e de horários ao conforto e a um modo de vida muito próprio que inclui espírito de aventura e respeito pela natureza”.

A startup de origem francesa Yescapa chegou a Portugal em Julho de 2018. No ano passado, cerca de 11.500 utilizadores portugueses recorreram a esta plataforma online.