Baleares quer cobrar taxa turística

O Governo das Baleares propôs uma reunião à ministra espanhola do Desenvolvimento, Ana Pastor, de modo a apresentar a proposta de cobrar a ecotaxa nos portos e aeroportos do arquipélago, bem como a instauração de uma tarifa fixa para os voos inter-ilhas e co-gestão aeroportuária.

Relativamente à taxa turística o ministro do Territorio, Energía e Movilidad, Joan Boned, pretende averiguar se o Governo Central está disposto a facilitar a cobrança da taxa em portos e aeroportos, atestando que o Governo Regional não tenciona excluir nenhuma das três hipóteses em que a ecotaxa pode ser cobrada, nomeadamente portos, aeroportos e unidades hoteleiras ou companhias aéreas.

Quanto à tarifa para voos inter-ilhas pretende fixa-la pelos 30€, ao invés do actual desconto para residentes. Aproveita ainda o encontro para discutir o assunto da co-gestão dos aeroportos de Maiorca, Menorca e Ibiza, afirmando ser imperativo que o Governo e outras instituições públicas das ilhas participem na tomada de decisões relativas a este assunto, fundamental para a economia do arquipélago.