Beijing Capital Airlines inaugura rota Lisboa – Xi’an/Pequim

A Beijing Capital Airlines inaugurou oficialmente a 30 de Agosto o primeiro voo da rota que liga Lisboa a Xi’an e Pequim, numa cerimónia que contou com a presença de Xu Zhida, conselheiro da Embaixada da China em Portugal, Filipe Silva, vogal do Conselho Directivo do Turismo de Portugal, Nuno Costa, director de Marketing da ANA Aeroportos e Coral Chen, directora-geral da companhia aérea em Portugal.

No seu discurso Xu Zhida elucidou que a nova rota aérea resultou dos esforços bilaterais para o desenvolvimento das relações entre Portugal e a China, em particular no âmbito da visita de estado a Portugal do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, e da visita de estado à China de Marcelo Rebelo de Sousa. O voo que liga Lisboa a Xi’an e Pequim é uma celebração dos 40 anos de relações bilaterais entre Portugal e China.

A abertura desta nova rota, que vem implementar a estratégia “Uma Rota, Uma Faixa”, tem como objectivo oferecer maior conforto aos turistas chineses e portugueses, desenvolvendo uma via área para o intercâmbio económico e comercial entre a China e Portugal, a Europa, a América do Sul, os países lusófonos, bem como outros países ao longo da nova rota da seda. A ligação fornecerá também apoio à abertura de uma cooperação abrangente entre o noroeste chinês e Portugal.

A linha aérea Lisboa – Xi’an/Pequim, operada em Airbus A330, é uma ligação com três frequências semanais, às quartas-feiras, sextas-feiras e domingos. A Beijing Capital Airlines, fundada conjuntamente pelo Governo Municipal de Pequim e pelo Grupo HNA, vai mudar a sua base em Pequim para o novo Aeroporto Internacional Daxing em Outubro.