“Boom” turístico em Cuba

 

Pelas estatísticas conhecidas até agora, Cuba está a viver um ano turístico recorde, com o número de turistas a aumentar 15% nos primeiros cinco meses do ano face a igual período do ano passado.

Dados da Oficina Nacional de Estadistica e Información de Cuba indicam que em todos os meses até Maio, o aumento homólogo atingiu sempre os dois dígitos e que em Maio o crescimento foi de 21%. Ao todo, nos primeiro cinco meses do ano, Cuba soma já 1,7 milhões de turistas, prevendo-se que o ano termine bem acima do ano passado, quando a ilha recebeu três milhões.

Marcados como o alemão, venezuelano e peruano estão em crescimento mas é o Canadá que mais turistas está a enviar este ano para Cuba, quase 780 mil, +14% em termos homólogos.

É nestes últimos que surge a dúvida se serão realmente canadianos ou apenas oriundos do Canadá, mas já com peso de turistas naturais dos Estados Unidos. A Bloomberg já se fez eco desta dúvida, avançando mesmo que as reservas de americanos para a ilha de Castro, realizadas através e agências de viagens do Canadá estão a aumentar, principalmente desde que foi anunciado o reatar das relações diplomáticas entre os dois países.

Num artigo publicado o mês passado, a Bloomberg socorreu-se aliás de dados publicados pela Associated Press segundo os quais mais de 51 mil americanos terão visitado Cuba entre Janeiro e Maio deste ano, avançando que a preferência destes vai para a cidade de Havana.

M.F.