BTL entregou prémios aos melhores stands da edição de 2019

Os prémios que distinguiram os melhores stands da edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa foram entregues esta quinta-feira, durante um cocktail que teve lugar no Rooftop da FIL, no Parque das Nações, e que contou com a presença do presidente da Fundação AIP, Rocha de Matos. O stand da Madeira foi um dos eleitos.

O prémio de Melhor Stand de Público da BTL 2019 coube ao stand da Região Autónoma da Madeira, alusivo à comemoração dos 600 anos do Arquipélago. Já o Melhor Stand Profissional coube este ano ao espaço da DHM – Discovery Hotel Management.

Foram ainda entregues várias menções honrosas, nomeadamente ao stand da APAVT -Travelport, aos stands do Município de Penamacor, da Câmara Municipal de Viseu, ao stand da Índia e ainda ao projecto Estrada Nacional nº2 (EN2).

Este ano o júri, composto pelos directores dos órgãos de comunicação social do trade, decidiram atribuir uma nova distinção, concretamente o prémio Inovação, que coube à Amadeus, uma empresa que não era expositora mas que, pela realização das Amadeus Talks, conseguiu dinamizar uma das áreas da feira.

Na oportunidade, o presidente da Fundação AIP, Rocha de Matos, referiu a importância do turismo enquanto motor da economia pelo contributo para o PIB que vai já nos 14%, pelos 3,9 mil milhões de euros de proveitos que gerou em 2018 e por empregar já mais de meio milhão de pessoas. Números que considerou serem “esmagadores” mas que, sublinhou, se constituem também num “enorme desafio” e numa “forte responsabilidade”.

Quanto aos prémios entregues neste dia, sublinhou que eles visam, antes de mais, “celebrar a criatividade de quem ousou fazer melhor e diferente”, um mote que é também o da própria Bolsa de Turismo de Lisboa.