Cabo Verde acolhe I Conferência Ministerial sobre transporte aéreo e turismo em África

A conferência, organizada pelo governo cabo-verdiano, com o apoio da Organização Mundial do Turismo e da Organização Internacional da Aviação Civil, decorre de 27 a 29 de Março na ilha do Sal, reunindo ministros do turismo e dos transportes de 54 países africanos.

Segundo o Governo de Cabo Verde, esta conferência visa fortalecer o diálogo entre os sectores do turismo e do transporte aéreo, bem como analisar os desafios e oportunidades que se colocam às duas actividades.  “Esta 1.ª CMTTAA tem como principais objectivos, alinhados com os ODS da ONU, identificar as oportunidades e os desafios que fomentem o desenvolvimento de conectividade e viagens continua no continente africano; melhorar o entendimento comum e respostas aos imperativos do negócio através do fortalecimento do diálogo entre os dois sectores; aumentar a consciência política e a vontade de integrar as prioridades dos dois sectores nas agendas nacionais, regionais e globais; e apoiar na consecução dos ODS da ONU e da Agenda 2063 da União Africana”, avança o Governo cabo-verdiano em comunicado.

O mesmo texto sublinha ainda o facto de esta conferência ser “uma oportunidade ímpar para demonstrar a capacidade de Cabo Verde para organizar e ser anfitrião de eventos de alto nível internacional mas sobretudo, valorizando os nossos ganhos e mais-valias competitivas em sectores chave da economia nacional como sejam o Transporte Aéreo e o Turismo, criando sinergias e potenciando vantagens comparativas da posição geoestratégica e da geopolítica do país como plataforma logística internacional no Atlântico médio”.

A abertura oficial do evento está marcada para o dia 28 de Março, no Hotel Hilton, em Santa Maria, e será presidida pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca. Já a cerimónia de encerramento, dia 29, será presidida pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva.