Candidatura Anadia 2020 vai ser oficializada

A 31 de Julho o presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Pedro Santos, vai regressar a Anadia de modo a oficializar a candidatura do município a Cidade Europeia do Desporto – CED, em 2020.

Em Novembro de 2016 Anadia revelou a vontade de se candidatar a CED, com a Câmara Municipal a formalizar esse desejo em Março de 2017, ao remeter a “Carta de Intenção” aos presidentes das Associações das Cidades Europeias do Desporto da Europa e de Portugal, as entidades responsáveis por este reconhecimento.

Foi no mês seguinte, em Abril de 2017, por ocasião da inauguração da Feira do Desporto, Saúde e Bem-Estar de Anadia, que foi feita uma primeira apresentação das linhas gerais e objectivos da candidatura. Desde então a autarquia tem apresentado iniciativas promotoras da candidatura, com destaque para os eventos Manifesto de Apoio ou Anadia Wine Run.

Celebra-se, agora, a aceitação formal da candidatura, durante a qual Nuno Santos irá entregar a placa que identifica Anadia como candidata oficial a CED em 2020. Para além do presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, estarão presentes na cerimónia autarcas, embaixadores e membros das comissões da candidatura e representantes das associações do concelho, entre outros.

Em breve, Ana dia vai receber a visita do Comité de Avaliação, liderado por Gian Francesco Lupattelli, presidente e fundador da ACES Europe, a quem caberá aferir o cumprimento dos critérios de elegibilidade previstos no regulamento de candidatura.