Capela em Idanha nomeada para Prémio Europeu de Arquitectura

A Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Idanha-a-Nova, está nomeada para o prémio de arquitectura da União Europeia, o Mies van der Rohe Award 2019, que distingue projectos de arquitectura contemporânea.

O prémio visa reconhecer a excelência da arquitectura produzida na Europa em termos sociais, culturais, técnicos, estéticos e construtivos, contemplando diversas tipologias e enquadramento territorial e as obras seleccionadas pretendem representar a produção arquitectónica no território da União Europeia no biénio 2017-2018.

A Capela de Nossa Senhora de Fátima, projecto do atelier Plano Humano Arquitectos, irá agora integrar o conjunto de nomeados, com vista à selecção de uma shortlist de 40 obras que será divulgada em Janeiro de 2019. A cerimónia de entrega de prémios terá lugar em Barcelona, em Maio, onde será revelado o vencedor.

O projecto da Capela, situada no Campo Nacional de Actividades Escutistas, foi premiado recentemente com o Archizinc Trophy, o Architizer A+ Award 2018, e está também nomeado para os Prémios Construir 2018, e WAF – World Architecture Festival Awards 2018, que irão decorrer em Amesterdão já no final do mês de Novembro.