Centro Ciência do Café inaugura exposição PortoCartoon

No âmbito das celebrações do seu quinto aniversário, o Centro Ciência do Café, em Campo Maior, inaugurou esta quinta-feira, 28 de Março, a exposição PortoCartoon, patente na sua área de exposições temporárias até 28 de Maio.

A exposição é referente à 20ª edição do PortoCartoon – World Festival, decorrida em 2018, cujo tema principal foi “Limpar o Planeta”. É constituída por 100 obras de cartoonistas de todo o mundo. Da edição de 2018 saiu vencedor um cartoon sobre a poluição dos oceanos, do croata Nikola Listes, em que pescadores lavam o peixe numa máquina de lavar.

No Grande Prémio PortoCartoon 2018 ficou em segundo lugar o cartoon de Agim Sulaj, albanês que vive em Itália, com uma alegoria de uma garrafa de plástico a devorar a Terra. Em terceiro lugar houve dois vencedores, nomeadamente a iraniana Mahboobeh Pakdel, com uma gravura de um peixe com um garfo com chaminés, e o brasileiro Cau Gomez, com uma caricatura de uma vassoura feita de seres humanos.

O festival do Porto, impulsionado pelo Museu Nacional da Imprensa, é considerado um dos três mais importantes certames de humor do mundo. Convoca os artistas para grandes temas de impacto mundial, normalmente sugeridos pelas preocupações da ONU. O festival mantém, anualmente, durante meses, extensões do PortoCartoon em diversos espaços públicos, numa prática de descentralização.