Cidades de todo o mundo debatem em Lisboa os desafios do Turismo

“Cidades para todos: construir cidades para residentes e para visitantes” é o tema do 1º fórum mundial de presidentes de câmara da Organização Mundial de Turismo que vai ter lugar em Lisboa na próxima sexta-feira, 5 de Abril.

Debater os desafios do turismo urbano sustentável é o objectivo do “Mayors Forum”, organizado pela OMT, Ministério da Economia, Turismo de Portugal e Câmara de Lisboa.

Em análise vão estar os desafios do aumento do número de turistas um pouco por todo o mundo bem como as soluções que estão a ser implementadas para promover um turismo que gere riqueza mas que, ao mesmo tempo, seja sustentável e que que respeite e inclua os residentes.

No final da reunião será adoptada a Declaração de Lisboa sobre “Cidades para todos: construindo cidades para residentes e visitantes”.

Entre as presenças já confirmadas estão representantes dos municípios de Barcelona e Madrid (Espanha), São Paulo (Brasil), Dubrovnik (Croácia), Paris (França), Bruges (Bélgica), Moscovo (Rússia) ou Seul (República da Coreia). o Além do secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, estarão também presentes a secretária de Estado do Turismo de Espanha, Isabel Oliver, e o secretário do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, além de representantes de empresas e organizações internacionais, como o Banco Mundial.

Como país anfitrião, Portugal estará largamente representado, estando confirmadas as presenças do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina e da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.