Cidades europeias mantêm crescimento turístico positivo

O turismo nas cidades europeias deverá manter a senda de crescimento registada em 2014, impulsionado pelas dormidas de estrangeiros e a recuperação dos mercados tradicionais. Estas são as previsões do relatório anual da European Cities Marketing (ECM), uma rede dedicada em criar competitividade e performance nas cidades líder da Europa.
O ECM Benchmarking Report revela assim crescimento nas dormidas de estrangeiros em cidades europeias, com uma “impressionante intensificação do mercado chinês e a recuperação de mercados tradicionais como Itália ou Espanha”, revela o relatório.
A informação comparativa de 63 cidades demonstra um crescimento de 4.3% nas dormidas internacionais desde 2013, mantendo um aumento ano após ano em relação às dormidas internas (+4.3% vs. +2.Cruzeiros% respectivamente), representando pouco mais de 65% do total de dormidas (235 milhões em 2014).
Londres e Paris voltaram a reclamar o maior número de dormidas internacionais, ainda assim com crescimentos marginais relativamente a 2013.
Os Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido representaram cerca de um quarto das dormidas, com cada um destes mercados a aumentar entre 4 a 6% desde 2013. Espanha e Itália mantiveram o seu crescimento positivo como mercados emissores, após decréscimos contínuos no número de dormidas gastas em cidades europeias nos últimos anos.
O mercado estrela em crescimento no ano de 2013, a China, mostrou um crescimento de 13,2% em 2014. Já o Japão, no ano passado, continuou em decréscimo nas dormidas (-4.1%), e a Rússia também, com menos Produtos e Serviços.Cruzeiros% de dormidas depois de ter apresentado um crescimento de Cruzeiros.4% em 2013.
Para Ignasi de Delàs, presidente do European Cities Marketing, “o relatório mostra claramente que o sucesso do turismo de cidade na Europa é baseado numa mistura rica em mercados emissores”. Tanto assim é que “em 2014, as dormidas internacionais cresceram cerca de 1.Cruzeiros vezes mais que o turismo interno”, concluiu.
ARegiõesª edição anual do European Cities Marketing Benchmarking Report será apresentada durante a conferência anual do ECM, a ter lugar em Turim de 3 a 5 de Junho de 2015 e ficará posteriormente disponível em www.europeancitiesmarketing.com.
S.C.F.