Cinco municípios alentejanos apostam no reforço da promoção da Costa Vicentina

Santiago do Cacém, Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo apostam no reforço do desenvolvimento e promoção da Rota Vicentina.

Ao abrigo de um acordo assinado com a Associação Costa Vicentina, os cinco municípios envolvidos asseguram, no ano de 2015, uma comparticipação financeira para a associação, no sentido de garantir a boa execução do projecto em todas as suas vertentes.

A Rota Vicentina apresenta-se como uma rede de percursos pedestres, sub e inter-regional ao longo do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, atravessando os municípios de Santiago do Cacém, Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo.

Cerca de três anos passados desde a sua inauguração oficial, a Rota Vicentina é hoje uma realidade no território, incluindo cerca de 400 km, envolvendo formalmente 120 empresas e contribuindo decisivamente para estimular a economia local, em particular nos períodos de época média e baixa.

Tendo na sua génese a articulação com as entidades públicas competentes, com particular destaque para os municípios abrangidos, tornou-se fundamental a formalização desta articulação e definição das competências de cada uma das partes.