“Clean & Safe” agora disponível para AL, restaurantes e bares

O Turismo de Portugal, a Agência de Modernização Administrativa e a Direcção Geral das Actividades Económicas, em articulação com as associações do sector, desenvolveram a possibilidade de também os estabelecimentos de alojamento local, restauração e bebidas aderirem à iniciativa “Clean & Safe”.

O selo foi lançado no âmbito do plano gradual de desconfinamento, em rigoroso respeito pelas normas e recomendações das autoridades competentes, para reconhecer os estabelecimentos de AL, restauração e bebidas que assumam o compromisso de cumprir as recomendações emitidas pela Direcção-Geral de Saúde.

A iniciativa tem por objectivo sensibilizar as empresas para os procedimentos de limpeza e higiene a adoptar, assim como incentivar a retoma da actividade económica, reforçando a confiança no destino Portugal. O selo é opcional e gratuito e pode ser obtido online no Portal ePortugal, após submissão da “declaração de compromisso” do cumprimento dos requisitos.

A plataforma envia automaticamente uma notificação com a declaração de adesão ao selo Estabelecimento Saudável & Seguro, pronto a ser utilizado, sendo que as entidades competentes realizarão auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes. A Direcção-Geral das Actividades Económicas vai divulgar, no seu site, uma lista de todos os estabelecimentos aderentes.

Os estabelecimentos de restauração e bebidas podem requerer o Selo “Clean & Safe” [aqui], e o Alojamento Local [aqui].