Congresso AHP: Açores são ponte privilegiada entre dois continentes

A importância que assume para o turismo e a economia a posição geoestratégica de Portugal, e principalmente dos Açores, foi um dos pilares da intervenção de Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional dos Açores na abertura do 28º Congresso da AHP.

Vasco Cordeiro, que falou aos congressistas por videoconferência por imperativo da discussão do programa do Governo Regional que agora decorre, salientou a importância dos Açores enquanto ponte entre o continente europeu e o americano, referindo-se à vocação atlântica da região.

Por referência ao tema do congresso ” Portugal Vocação Atlântica” lembrou que desde 2002 os Açores estão geminados com a Califórnia e várias cidades açorianas têm outros acordos de geminação com outras cidades dos EUA.

Passando para o turismo, e destacando o crescimento de mais de 20% nas dormidas e 30% nos proveitos, Vasco Cordeiro sublinhou principalmente o peso do mercado dos Estados Unidos, segundo mercado estrangeiro na região, com um aumento de 57% este ano e com o mercado étnico a ter uma importância cada vez mais diminuta, segundo afirmou.

*Ler mais na próxima edição da Turisver

**Turisver.com em Ponta Delgada a convite da AHP