Congresso “Ciência, Cultura e Turismo Sustentável” em Lisboa

Vai decorrer nos dias 26 e 27 de Novembro, na Academia das Ciências de Lisboa o congresso “Ciência, Cultura e Turismo Sustentável”, que pretende lançar olhares cruzados sobre estas temáticas através da promoção de um debate amplo e aberto sobre os seus desafios e perspectivas na sociedade portuguesa contemporânea.

A iniciativa tem um triplo enquadramento. Por um lado, resulta das parcerias estabelecidas para o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em Portugal entre o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC-ULisboa), o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), ambos da Universidade de Lisboa, a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com cursos de Turismo (RIPTUR), o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, a Comissão Nacional da UNESCO e a Academia das Ciências de Lisboa.

O congresso enquadra-se igualmente no presente Ano Europeu do Património Cultural, que visa dar visibilidade à importância e transversalidade da cultura e do património em todos os sectores da sociedade.

Finalmente, e de uma forma mais geral, o congresso enquadra-se numa reflexão ampla e profunda sobre as intersecções da cultura e da ciência na sociedade portuguesa, através dos museus, das colecções e do património científico.