XV Congresso da ADHP já tem programa definido

Subordinado ao tema “Património e Qualificação, dois vectores da rentabilidade hoteleira”, o XV Congresso Nacional da ADHP, que vai reunir-se em Viseu de 11 a 13 de Abril, já tem programa definido.

Marcada para as 14h30, a sessão de abertura vai contar com intervenções de Raúl Ribeiro Ferreira, presidente da Direcção da ADHP, Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu e Pedro Machado, Presidente da Turismo do Centro. Por confirmar está ainda a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

“Como colmatar o desequilíbrio entre litoral e interior” é o tema da primeira sessão de trabalhos, em que estarão em cima da mesa temáticas como as políticas e apoios para combater as desigualdades territoriais, a importância dos recursos endógenos como potenciadores do turismo e ainda “A Herança Judaica, património histórico e cultural como promotora do Turismo”

“A importância do património cultural e natural no combate às assimetrias regionais” é o tema da segunda sessão, em que será abordado o programa Revive, a recuperação do património histórico ao serviço do turismo; a riqueza natural, biológica, geológica e arqueológica como referência turística; os eventos e a animação turística, suportes do desenvolvimento turístico e ainda o papel fundamental das agências de viagem no combate às assimetrias da distribuição turística.

Para as 18h00 está marcada uma intervenção de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal. Segue-se o jantar na Casa da Ínsua, no decorrer do qual serão atribuídos os Prémios Xénios 2019 – Prémios Excelência na Hotelaria, que pretendem reconhecer as competências daqueles que se destacaram pelo seu empenho, dedicação e acrescentaram valor à sua unidade hoteleira e ao turismo no seu geral.

“Turismo para todos, uma política responsável e sustentável” é o tema que abre o segundo dia de trabalhos, com abordagem a temáticas como “a importância e relevância do Turismo Acessível”, “as potencialidades da Plataforma TUR4all”, AccessTUR, entre outras. Ainda antes do almoço haverá uma intervenção de Francisca Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal.

“The Hotel of Things! – IoT for hospitality, figures, facts and what really matters for guests and hoteliers”, “Ciber segurança – Como Proteger e garantir a segurança dos dados” e ainda “Como rentabilizar os investimentos em infra-estruturas e serviços”, são outros temas a abordar no congresso.

Além disso, e decorrente da parceria que a ADHP estabeleceu com a HTNG, uma organização não lucrativa que agrega hoteleiros e empresas tecnológicas que colaboram na resolução de questões tecnológicas na área da hospitalidade, o congresso contará com a apresentação de três case studies de temas relacionados com as novas tendências nesta área.

A sessão de encerramento está marcada para as 18h00 e estará a cargo do presidente da ADHP. Já para o dia 13 de Abril está marcada uma visita à cidade de Viseu.