Conhecer a pesca do atum no Vila Galé Albacora

Dar a conhecer a tradição da pesca do atum é o objectivo do Festival Almadrava que decorre de 26 a 28 de Abril no Eco-hotel Vila Galé Albacora, em Tavira.

 

Na sua sexta edição, e com entrada gratuita, o Festival do Atum Almadrava pretende manter viva a história do Vila Galé Albacora, unidade hoteleira que resultou da reabilitação do antigo Arraial Ferreira Neto. Por isso, no sábado, dia 27 de Abril, o Festival inclui uma visita guiada por um antigo morador do arraial, que contará estórias dos tempos em que a pesca do atum era o único sustento das famílias que habitavam neste local.

Outro ponto alto da programação será a demonstração da desmancha do atum – ou ‘arte de ronquear’ – em parceria com a Confraria do Atum de Vila Real de Santo António, seguida de uma prova de vinhos Santa Vitória.

A exposição “Mundos Líquidos” do fotógrafo Paulo Viegas, a apresentação do espólio fotográfico da Companhia de Pescarias do Algarve, visitas ao núcleo museológico dedicado à pesca do atum existente no hotel e a exibição do filme “Almadrava” são outras das atracções do festival. Paralelamente, decorre uma mostra de artesanato com a participação de associações e artistas locais.

Durante todo o fim-de-semana, o Festival integra diversos momentos gastronómicos dedicados ao atum e aos sabores do mar. Por exemplo, sábado decorre o jantar buffet Almadrava (25€ por pessoa, com bebidas) e no domingo, o almoço integra uma mostra gastronómica dedicada aos pratos típicos da região (19€ por pessoa, com bebidas). As crianças até aos 6 anos não pagam e dos 7 aos 12 beneficiam de 50% de desconto.