Conhecida a composição das listas candidatas ao Turismo do Porto e Norte

Com o acto eleitoral marcado para o próximo dia 18, as duas listas candidatas a dirigir os destinos da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal foram entregues na passada sexta-feira, sendo por isso já conhecida a sua composição.

De acordo com a ordem e entrega, a Lista A é encabeçada por José Meirinhos, ex-presidente da Câmara de Miranda do Douro, enquanto a Lista B é presidida por Luís Pedro Martins, director executivo da Torre dos Clérigos, no Porto. Ambas as candidaturas tinham sido já anunciadas, conforme o Turisver.com oportunamente noticiou em https://www.turisver.com/douro-julio-meirinhos-perfila-se-a-presidencia-da-tpnp/ e https://www.turisver.com/turismo-do-porto-e-norte-com-mais-um-candidato/.

“Turismo em toda a região” é o lema da lista de José Meirinhos que, em declarações à Lusa sublinhou tratar-se de uma “lista independente a partidos políticos e a forças económicas” e “transversal a toda a região Norte”.

Além de Meirinhos, que se candidata a presidente da Comissão Executiva, a lista integra Joana Garrido Fernandes (advogada e ex-vereadora do Turismo de Barcelos), para vice-presidente, Joaquim Ferreira (presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis), José Gonçalves (presidente da Câmara de Peso da Régua), e Sofia Gomes (professora no Instituto Superior de Administração e Gestão).

Para presidir à Mesa da Assembleia Geral, é proposto Gustavo Duarte, (presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa) e Nuno Ribeiro (presidente da Câmara de Chaves) é candidato a secretário.

Para o Conselho de Marketing, os candidatos são a AHRESP, APAVT, Gran Cruz Turismo, Associação de Profissionais de Turismo de Portugal, Pena Aventura — Organização de Actividades Desportivas, Rota do Douro e Simply b.

Já a Lista B, encabeçada por Luís Pedro Martins, licenciado em design pela Escola Superior de Artes e Design e director executivo da Torre dos Clérigos no Porto, integra José Inácio Ribeiro (ex-presidente da Câmara de Felgueiras), como candidato a vice-presidente, além de Vítor Pereira (presidente da Câmara de Paredes de Coura), Luís Machado (presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião) e Manuel Tibo (presidente da Câmara de Terras de Bouro)

Para presidir à mesa da Assembleia Geral o candidato é João Manuel Esteves, presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, e a secretário candidata-se Ângelo Moura, presidente da Câmara de Lamego.

Para o Conselho de Marketing, os candidatos da Lista B são a Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes, Invest Braga, Câmara de Macedo de Cavaleiros, Termas de Vizela, Associação Hoteleiros do Douro, Taipas Termal e Associação de Comerciantes do Porto.

Recorde-se que o acto eleitoral que está marcado para o próximo dia 18 vem na sequência da destituição de Melchior Moreira que se encontra em prisão preventiva desde o final do ano passado, no âmbito da Operação Éter, uma investigação da Polícia Judiciária sobre uma alegada viciação de procedimentos de contratação pública.