Croatia Airlines já liga Zagreb e Lisboa

Lisboa tornou-se, na passada sexta-feira, no 32º destino da companhia aérea croata Croatia Airlines. A cerimónia inaugural da nova rota teve lugar esta segunda-feira no Aeroporto de Lisboa e contou com a presença do presidente da companhia, do Embaixador da Croácia em Portugal e do director do Aeroporto.

A Croatia Airlines, companhia da Star Alliance e representada em Portugal pela APG, iniciou a 20 de Maio uma operação regular entre Zagreb e Lisboa, ligação que conta com três frequências semanais, às segundas, quartas e sextas-feiras. A nova rota, que será operada em aviões Airbus A319, A320 ou Fokker 100, consoante a procura o justificar, vai prolongar-se até finais de Outubro.

Na cerimónia inaugural, que teve lugar esta segunda-feira no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, o presidente da Croatia Airlines, Kresimir Kucko que sublinhou a importância da nova rota para a companhia e para os passageiros. “Acredito que os cidadãos croatas vão reconhecer a importância desta rota e que isso os vai encorajar a descobrirem a beleza de Lisboa, e de Portugal em geral”, disse o responsável, acrescentando que “estamos satisfeitos por podermos oferecer aos portugueses a ligação mais cómoda com a Croácia”.

Kresimir Kucko sublinhou igualmente que a nova rota tem gerado grande interesse “o que só confirma o grande potencial” desta ligação aérea. Para já, disse aos jornalistas à margem da cerimónia, as reservas “estão acima do planeado”, com uma taxa de ocupação dos voos a rondar os 60%, o que considerou “muito positivo” uma vez que “não tivemos muito tempo para promover a rota”.

O presidente da Croatia Airlines adiantou ainda que a estratégia da companhia passa por reforçar a oferta no Verão de 2017, se possível para um voo diário, e posteriormente manter a operação também durante o Inverno, passando a operação a anual.

Recorde-se que a companhia abriu recentemente rotas para Milão e Praga, a que se juntará, no início de Junho, a ligação entre Zagreb e São Petersburgo. Fruto das novas rotas, a Croatia Airlines espera transportar este ano “o número recorde de 2 milhões de passageiros”, avançou o presidente da transportadora.