CTP no Comité Económico e Social Europeu

Pela primeira vez, a Confederação do Turismo Português vai ter assento no CESE – Comité Económico e Social Europeu, no mandato 2015-2020. A adesão da CTP a este organismo era um dos objectivos traçados para o actual mandato da Direcção presidida por Francisco Calheiros.

A adesão ao CESE, diz a CTP em comunicado, irá permitir-lhe “acompanhar e intervir nos principais temas do turismo europeu e contribuir para a competitividade da indústria turística europeia e portuguesa”, pelo que se trata e um “importante passo” em termos da internacionalização da actuação da Confederação, lê-se no comunicado emitido.

Órgão consultivo da União Europeia que constitui uma ponte entre a sociedade civil e instituições europeias como a Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu, o CESE tem como uma das funções fundamentais a emissão de pareceres sobre propostas legislativas.

Citado em comunicado, Francisco Calheiros, presidente da CTP, sublinha que a entrada no CESE dá à Confederação “a possibilidade de intervir nas decisões europeias sobre o Turismo, dá ao Turismo Português uma voz que faltava na Europa em matérias que afectam o desenvolvimento da nossa actividade”, ao mesmo tempo que oferece “maior capacidade de informação e apoio aos nossos associados” e contribui para a competitividade do turismo europeu e do destino Portugal”.