Cuba: Mais de dois milhões de turistas no 1ºsemestre

Cuba recebeu mais de dois milhões de visitantes no primeiro semestre deste ano, o que corresponde a um aumento de 12% face ao período homólogo de 2015 anterior, e prevê a chegada de mais de 3,8 milhões de turistas internacionais este ano.

Em declarações à televisão estatal cubana, o ministro do Turismo, Manuel Marrero referiu que apesar da quebra que tradicionalmente acontece nos meses de Setembro e Outubro, a tendência de crescimento que se está a verificar, permitirá ultrapassar as previsões e atingir números recordes históricos de chegadas de turistas ao país.

O Canadá mantém-se neste período como o primeiro país emissor de turistas para a ilha, seguido dos Estados Unidos, Espanha, Itália, Polónia e Alemanha.

Marrero também reconheceu um crescimento importante do turismo interno, que tem entre os principais destinos cubanos a estância balnear de Varadero, os cayos e o Norte do país, pólos que até há poucos anos os cubanos tinham muito pouco acesso.

Em 2015 Cuba bateu um novo recorde de turistas estrangeiros com a chegada de 3,5 milhões de visitantes.

O turismo é considerado o sector mais dinâmico da economia cubana, e é a segunda fonte de divisas depois dos serviços profissionais, com receitas de mais de 1,9 mil milhões de dólares em 2015, uma subida de 10,7% em relação ao ano anterior.