Cuba espera chegar a 5,1 milhões de turistas em 2019

Estas previsões das autoridades cubanas serão possíveis com aposta no desenvolvimento do turismo de congressos, convenções, reuniões e viagens de incentivos.

Até 16 de Setembro, o país acolheu 3, 425 milhões de turistas internacionais, representando uma quebra de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. Este ano, as autoridades turísticas cubanas anunciaram uma previsão para receber 5 milhões de turistas estrangeiros, mas após a diminuição das chegadas até agora, o número deverá igualar o 2017, que foi de 4,7 milhões de visitantes.

Na inauguração da XXII edição da Feira MITM – Americas-Meetings and Incentive Travel Market em Havana, o ministro de Turismo de Cuba, Manuel Marrero, citado pela imprensa local, realçou que este tipo de encontros realizados na ilha contribuirão para o desenvolvimento deste segmento.

Na ocasião o governante cubano adiantou que este ano o país vai somar cinco mil novos quartos de hotel aos mais de 69 mil disponíveis actualmente, dos quais 69% são de categorias de quatro e cinco estrelas. Mais de 45 mil quartos do total existente em Cuba são geridos por reconhecidas empresas estrangeiras.

Quanto às projecções, o titular do turismo cubano indicou que no ano 2030 o país deverá oferecer 103 mil quartos em instalações hoteleiras estaduais, sem contar com as privadas.