Cuba recebe Comissão da OMT para as Américas

A Organização Mundial do Turismo, em conjunto com o Ministério do Turismo de Cuba, convidou os seus membros para a reunião oficial da 60ª Comissão da OMT para as Américas, a ocorrer em Havana, nos dias 3 e 4 de Maio, com o objectivo de fortalecer a indústria.

A reunião conta com a presença de representantes de 26 países, incluindo 15 Ministros do Turismo, bem como vários players portugueses na área de tour operação e agências de viagens, que se uniram de modo a discutir questões de interesse comum, a fim de revigorar a indústria turística.

Na abertura do evento discursou Miguel Diaz-Canel, primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros de Cuba e membro do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba, que enfatizou que a promoção do turismo em Cuba não se destina a competir com os países vizinhos, mas sim a expandir os laços de cooperação.

Foi ainda expressa, pelos ministros e altos representantes dos Estados-Membros da OMT, a sua solidariedade para com o Equador, após o terramoto que atingiu a costa central do país no passado mês de Abril. Comprometeram-se a trabalhar em conjunto com a OMT no processo de planeamento para a reabilitação do turismo sustentável no litoral e na promoção turística do destino.

A reunião tem lugar no Tryp Habana Libre Hotel, na capital cubana, ao mesmo tempo que ocorre a 36ª edição da Feira Internacional de Turismo, FITCUBA 2016, que se dedica à promoção da cultura cubana como uma das principais atracções do país. A feira contará com a participação de mais de 2000 represnt vindos do Canadá, Espanha França, Reino Unido, México e Estados Unidos da América.